- 1- --- Valores-mitos-fundadores
- 2- --- Todas as unidades de federação são pensadas como aquela que constrói uma historia contínua de lutas pela integridade, sobrevivência e identidade nacional;
- 3- ---A história oficial também registra grandes nomes e inúmeros heróis nacionais;
- 4- As grandes obras e monumentos históricos, o folclore e as paisagens típicas e até mesmo a fauna a flora são apresentados como constituintes as nação;
- 5- A nação é apresentada como aquela que reúne elementos pitorescos: culinária, animais, danças, futebol e músicas típicas e uma grande e harmoniosa variedade de tipos humanos.
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
Identidade Nacional e Livros Didáticos, Boa Combinação?
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
Algumas Influências da Independências doa Estados Unidos.
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
Os Maias, Novas Descobertas.
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Cuba Usará Serviços Privados.
O governo cubano começará a contratar alguns serviços privados no ano que vem, numa iniciativa que é parte das medidas destinadas a ajudar o desenvolvimento de pequenas empresas, rompendo com o passado estatizante, disseram fontes ligadas ao governo na segunda-feira.O presidente Raúl Castro já propôs nesse ano mais de 300 reformas destinadas a modernizar a economia da ilha, que ainda segue o modelo soviético. O objetivo é permitir atividades econômicas privadas que absorvam parte dos 1 milhão de cubanos que devem ser retirados nos próximos anos da inchada máquina pública do país. Raúl diz que isso irá fortalecer o comunismo para permitir sua sobrevivência.Cuba já tem atualmente mais de 350 mil autônomos, o que é mais do que o dobro do total existente há dois anos. A maioria deles, porém, se restringe a pequenas operações domiciliares, e sua capacidade de crescer vinha sendo restringida em parte pela falta de capital e de acesso aos negócios do governo."Isso é muito positivo para o desenvolvimento do setor não-estatal, que agora tem à sua disposição novos instrumentos financeiros que antes estavam disponíveis apenas para as empresas estatais e 'joint ventures' com companhias estrangeiras", disse um economista cubano, pedindo anonimato por estar proibido de conversar com jornalistas estrangeiros.
Cuba começa com iniciativa privada, mas o que me deixa insatisfeito, são os políticos gozarem de luxo, enquanto a massa fica e mercê da ração controlada diariamente, mas devemos nos perguntar, que sistema é o mais justo?
Viva Cuba!
Agradecimentos: Ig.com.br
domingo, 27 de novembro de 2011
Liberalismo, Existe a Liberdade Mesmo?
Tal teoria surgiu no final do século XVIII, tendo em François Quesnay um dos seus principais teóricos. Quesnay afirmava que a verdadeira atividade produtiva estava inserida na agricultura. Outro pensador que contribuiu para o desenvolvimento da teoria do liberalismo econômico foi Vincent de Gournay, o qual dizia que as atividades comerciais e industriais deveriam usufruir de liberdade, para assim se desenvolverem e alcançarem a acumulação de capitais.
No entanto, o principal teórico e pai da teoria do liberalismo econômico foi Adam Smith. O economista escocês confrontou as idéias de Quesnay e Gournay, afirmando em seu livro “A Riqueza das Nações” as principais idéias do liberalismo econômico: a prosperidade econômica e a acumulação de riquezas não são concebidas através da atividade rural e nem comercial, mas sim, através do trabalho livre, sem nenhum agente regulador ou interventor.
Temos por exemplo nosso sistema, mas sabemos que o Estado intervem se o país estiver a beira do abismo, temos como exemplo a Grécia, que está sendo ajudada pelo estado, nisso confirmamos a contradição dentro deste contexto que a prega a liberdade, sem intervenção do Estado, parabéns ao sistema , ele merece...
Agradecimentos: "BrasilEscola"
sábado, 26 de novembro de 2011
Globalização, Algo Positivo ou Negativo?
A globalização traz o acesso de forma gradual a milhares de pessoa em todo mundo, o que traz de certa forma um sentimento positivo, mas que preço temos que pagar por isso. Para que toda essa transformação aconteça temos apenas que consumir, consuma o que puder, que o resto vem como consequência, para isso o estado faz com o produto torne-se barato para o consumo, assim toda a massa compra e satisfaz todas as necessidades do sistema, engordando a economia e valorizando o status do país dentre outros que lutam pela supremacia econômica. Para Samuel P. Huntington, ele enxerga a globalização como processo de expansão da cultura ocidental e do sistema capitalista sobre os demais modos de vida e de produção do mundo, que conduziria inevitavelmente a um "choque de civilizações". A globalização traz toda a motivação de uma vida mais agradável, mas devemos a nos perguntar, tudo isso me influencia a que?
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Licenciatura História.
terça-feira, 22 de novembro de 2011
" A Cidade Atravessada" Interpretações.
É isso aí pessoal, vou continuar lendo e mais novidades estarei postando.
Até mais
sábado, 19 de novembro de 2011
Homenagem, Leitura!
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
O que comemoramos dia 15 de novembro?
A crise do sistema monárquico brasileiro pode ser explicada através de algumas questões:
No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Reflexão Econômica, Fatos que Sempre Acontecem e Nunca vão Deixar de Existir.
havia a luta entre o capitalismo e o comunismo, o jogo de interesses era camuflado pelas discórdias, desavenças e promessa de guerras de aspectos até nucleares que apenas formaram um pacto de não agressão.
Com o fim da URSS, foi abolido de vez o comunismo, o socialismo ainda resiste, e aos poucos vai se moldando ao atraente capitalismo, o capitalismo venceu mesmo? A unica certeza que sabemos, é que sempre vai existir essas depressões econômicas, que preço vamos pagar por isso? Devemos andar de acordo com que somos instruídos, vamos apenas torcer para que tudo seja resolvido, mas vale a pena? Nosso sistema faz com que refletimos tais coisas, com isso a incerteza sempre vai bater na nossa porta.
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
terça-feira, 8 de novembro de 2011
Artigo!
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
Sinceras Explicações.
Parabéns a todos nós.
Realidade, Nua e Crua.
Agradecimentos : Nosso sistema.
O Piloto de Hitler
Está aí uma boa indicação, acabei de ler, e vi por outro lado toda a 2 Guerra Mundial, o cotidiano de Hitler e seus costumes, vale a pena sempre mais informações de um acontecimento tão complexo.
Leiam e curtam.
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Voltei, Acho!!!
terça-feira, 10 de maio de 2011
José Vieira
Até mais...
Cuba... Novidades.
segunda-feira, 9 de maio de 2011
Quem Foi Adam Smith
Quem foi Adam Smith?
Adam Smith acreditava no auto interesse, ele acreditava que com a coletividade vinha o bem para si mesmo.
Adam Smith era filho de um controlador alfandegário em Kirkcaldy, na Escócia. A data exata do seu nascimento é desconhecida, mas ele foi batizado em Kirkcaldy em 5 de junho de 1723, tendo o seu pai falecido seis meses antes. Na sua estada em Glasgow, onde foi professor na universidade local entre 1751 e 1764, Adam Smith travou contato com vários dos comerciantes de tabaco da cidade, como por exemplo John Glassford.
Estes punham-no a par dos últimos acontecimentos nas colônias inglesas, nas quais os ingleses impunham uma restritiva política econômica, como altos impostos e frequentemente situações de monopólio.
A Riqueza das Nações foi muito influente, uma vez que foi uma grande contribuição para o estudo da economia e para a tornar uma disciplina autônoma. Este livro tornar-se-ia, provavelmente, uma das obras mais influentes no mundo ocidental.
Quando o livro, que se tornaria um manifesto contra o mercantilismo, foi publicado em 1776, havia um sentimento forte a favor do livre comércio, quer no Reino Unido como também nos Estados Unidos. Esse novo sentimento teria nascido das dificuldades econômicas e as privações causadas pela guerra. No entanto, ao tempo da publicação nem toda a gente estava convencida das vantagens do livre comércio: o parlamento inglês e o público em geral continuariam apegados ao mercantilismo por muitos anos.
domingo, 8 de maio de 2011
Tempo?
Sem mais.
sábado, 9 de abril de 2011
Paciência!
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Faculdade = Trabalho.
![]() |
Celso Furtado |