sábado, 4 de setembro de 2010

Anarquismo X Comunismo, Qual A Diferença?



Qual A diferença? Vemos tanto explicações diversas sobre estes assuntos, Mas muitas vezes esses assuntos parecem confundir algumas pessoas, abaixo a explicação.

Anarquia=Anarquismo: é uma palavra que deriva da raiz grega αναρχία — an (não, sem) e archê (governador) — e que designa um termo amplo que abrange desde teorias políticas a movimentos sociais que advogam a abolição do capitalismo e do Estado enquanto autoridade imposta e detentora do monopólio do uso da força. Exemplificando, Anarquismo é a teoria libertária baseada na ausência do Estado. De um modo geral, anarquistas são contra qualquer tipo de ordem hierárquica que não seja livremente aceita [1], defendendo tipos de organizações horizontais e libertárias.


Comunismo= Comunismo: é uma ideologia e um sistema econômico que tem por objetivo a criação de uma sociedade sem classes baseada na propriedade comum dos meios de produção, com a consequente abolição da propriedade privada. O comunismo, cujas origens remontam às obras de Karl Marx, é normalmente considerado como parte de um mais amplo movimento socialista. Sob tal sistema, o Estado não teria necessidade de existir e seria extinto.

 Como podemos notar nestes dois textos, o Comunismo seria uma forma onde existiria entre aspas um governo onde as propriedades são coletivas, e as decisões são tomadas pelo conselho que substituía toda a sociedade. O anarquismo seria a ausência total de qualquer governo ou algo do tipo, por isso algumas pessoas em certas ocasiões  chegam a dizer que alguma coisa desorganizada chega ser uma anarquia, que seria uma explicação que muito que não concordam dizem, com ausência total do governo, tudo seria uma bagunça.

Bom Pessoal, por enquanto é só, Até a próxima....

36 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. viva o anarquismo sempre´ a diferença entre os dois é que o comunismo luta e até mata por um um unico objetivo manter um por todos e todos por um. o anarquismo luta pela vida e para viver todos por todos. viva o anarquismo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas esses países pseudo socialistas não servem de exemplos, pois Marx nunca pregou matar. Pregava uma sociedade justa e igualitária.

      Excluir
    2. Marxistas são oportunistas embaixo de bandeiras sangrentas elegendo-se como poder em por baixo de uma manta de bondade e igualdade. Os grandes ativistas significativos na história sempre foram anarquistas, ao contrário dos Marxistas, nunca fizeram nada por benefício próprio, Marxismo é o câncer da esquerda.

      Excluir
    3. Marxismo não é câncer de nada meu amigo. VC acabou de dizer isso. O fato de loucos se aproveitarem da ideia de "bondade e igualdade" como vc disse, pra implantar ditaduras, não quer dizer que a ideia seja ruim. Ruim é quando fingem uma igualdade e uma conquista por mérito que não existe, como no capitalismo e no liberalismo.

      Excluir
    4. Esquerdistas são todos comunistas e tentan inplantar o socialismo no brasil sou anarquista viva o anarquismo #bolsonaro2018

      Excluir
    5. Comunistas são utópicos, românticos e não desconfiam que nenhuma ideologia política e econômica combina com as aspirações de nossa fisiologia selvagem, como a ganância e o desejo da importância e do comando.

      Excluir
    6. "Sou anarquista viva o anarquismo #bolsonaro2018" Eu juro que tô tentando encontrar a lógica nesse comentário.

      Excluir
    7. se vc e bolsonaro vc não e anarquista......

      Excluir
  3. Melhor o anarquismo que o totalitarismo.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Anarquismo = liberdade? da zero pra ele professor. Anarquismo gera darwinismo = opressão do mais forte. Anarquismo e comunismo tem ótimas utopias. e só. impraticavel.

      Excluir
    2. no anarquismo não ha competitividade, não tem vencedor e perdedor, então isso do 'mais forte' não existe.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Na verdade a lei do mais forte se aplica no capitalismo, onde a grande competitividade. Mas também numa anarquia tudo ia depender do ser humano. Poderia ser um caos, tanto quanto poderia ser as mil maravilhas.

      Excluir
  5. no objetivo final anarquismo e comunismo sào iguais....a forma de chegar lá q os difere...
    sendo q para o comunismo, após o fim do capitalismo a sociedade passaria por um sistema de transição, chamado de socialismo, no qual o Estado detém os meios de produção e é quem organiza a sociedade de forma igualitária. É um momento de adaptação e crescimento cultural do povo para enfim chegar ao sistema aclamado por ambos mas com diferente nomenclatura.

    Eu para falar a verdade acho que estamos muito distante dessa realidade...já que o Estado está sim perdendo sua força mas pior que um estado forte são grandes coorporações famintas por lucros que estupram os estados eos fazem reféns com grandes dívidas públicas, os obrigando a fazer o que quiserem...como privatizar suas riquezas naturais...aumentar impostos...cortar gastos públicos...tudo isso para os emprestar $$$ e os escravizar ainda mais..e o pior não sendo a solução real para suas situações...
    ou seja..fudeu!

    ResponderExcluir
  6. o comunismo é anarquico, pois não existiria estado.

    ResponderExcluir
  7. Mas é tudo tão ultópico... o ser humano teria que deixar de ser humano, com seus desejos, deixar sua natureza competitiva... por isso que o maldito capitalismo conseguiu se sobressair, ele explora nossos instintos viciantes, e através da religião alimenta o sonho de sermos "abençoado" através do trabalho para o patrão, e assim termos "vitória" nessa vida de servidão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure saber mais sobre o Projeto Vênus e verá que viver em uma sociedade onde capitalismo não existirá não é utópico

      Excluir
    2. Junte uma pequena parcela de pessoas que tem objetivos comuns e pensamento iqual e pronto serve de exemplo correto? errado. junte pessoas com pensamentos contrarios e vera a merda feder.

      Excluir
  8. para uma sociedade viver em plena harmonia em uma anarquia ou em um comunismo precisaria elevar o nível cultural da população, ainda não é um sistema bom para ''já'' talvez seja utópico para sempre...

    ResponderExcluir
  9. Viva o Capital, o consumo e as minhas futuras viagens a Disney! VIVA A LIBERDADE ECONÔMICA E INDIVIDUAL, VIVA O CAPITALISMO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viva milhoes de pessoas morrendo por desnutrição todos os anos, viva a pobreza, viva o imperialismo, viva o superficialismo. Viva o capitalismo!!!

      Excluir
    2. Mais pessoas morrem.nesse rwgimes do que no capitalismo opressor e grassas ao capitalismo hoke temos tecnologia e bem estar q logo estara nas maos de todos entao o capitalismo sempre sera melhor e sempre tera quem reclame de barriga cheia

      Excluir
  10. viva o vivencialismo! opa ! vc não sabe que é? o vivencialismo se trata de viver de tal forma que você não prejudique o próximo e vive sua vida como é!

    ResponderExcluir
  11. Nem um são bons nem anarquismo nem comunismo nem um, mais vira oque é perfeito..

    Coríntios 13:10 quando vier oque é perfeito, então oque é imperfeito desaparecerá

    ResponderExcluir
  12. Anarquismo é um tipo de socialismo que segue a linha de doutrina:
    1 Social-democracia​(Marxismo-Leninismo)
    2 Industrialismo ou Socialismo utópico
    3 Marxismo
    4 Anarquismo
    5 –Como disse marx: o socialismo é uma transição ao Comunismo. Enfim comunismo.

    ResponderExcluir
  13. Anarquia pura. Vcs que estão falando vista da anarquia, eu quero que vcs vão a merda

    ResponderExcluir
  14. Primeiro diz:
    "O comunismo, cujas origens remontam às obras de Karl Marx, é normalmente considerado como parte de um mais amplo movimento socialista. Sob tal sistema, o Estado não teria necessidade de existir e seria extinto."

    Depois no parágrafo seguinte escreve:
    "
    Comunismo seria uma forma onde existiria entre aspas um governo onde as propriedades são coletivas, e as decisões são tomadas pelo conselho que substituía toda a sociedade."

    Em que ficamos???
    Segundo Marx, passando o socialismo para atingir o comunismo seria uma sociedade sem estado!!! Se há ainda estado nunca foi atingido o comunismo!!!

    ResponderExcluir
  15. Não existe Estado no comunismo! Ou eu tô muito errado?

    ResponderExcluir
  16. O Anarquismo deixa as pessoas vulneráveis de mais pois toda vez que isso acontece alguém sobe o poder e se torna soberano sobre os demais.

    ResponderExcluir