quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Entenda Como Se Originou Os Potestos No Iêmen.

Os Protestos no Iêmen em 2011  ou Protestos no Iémen em 2011  seguiram as etapas iniciais da revolta tunisina de 2010-2011 e ocorreram simultaneamente com os protestos egípcios de 2011 e outros protestos no mundo árabe no início de 2011. Os protestos foram inicialmente contra o desemprego, as condições econômicas e a corrupção, bem como contra as propostas do governo para modificar a constituição do Iêmen. As exigências dos manifestantes, em seguida, encaminharam para pedidos de renuncia do presidente Ali Abdullah Saleh.
Em seu primeiro dia uniram mais de 16 000 pessoas no centro de Sanaa, capital do Iêmen. Os manifestantes exigiram que Ali Abdullah Saleh, presidente do país desde 1990, não apresentasse à reeleição . Também houve protestos violentos no sul do país.  Os manifestantes compararam seu presidente ao presidente tunisino deposto Zine El Abidine Ben Ali, pela corrupção do seu governo e a economia pobre do Iêmen. Cerca de 16 mil manifestantes tomaram as ruas em Sana em 27 de Janeiro, incluindo cerca de 10 000 estudantes da Universidade de Sana. O Iêmen é o país mais pobre do mundo árabe e tornou-se um refúgio para militantes islâmicos da Al Qaeda.Os manifestantes rejeitaram as propostas para reforma política anunciada pelo governo por não serem suficientemente extensas para garantir que Saleh e seu filho não mantenham o poder por tempo indeterminado.
Em 2 de Fevereiro, o presidente Saleh, anunciou que não concorreria à reeleição em 2013 e que não passaria o poder para seu filho. Tawakel Karman, em seguida, também chamou de "Dia de Fúria" em 3 de Fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário