terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Algumas Influências da Independências doa Estados Unidos.


Quando escutamos algo sobre a revolução dos estados americanos, já temos praticamente um resumo dos acontecimentos que acarretaram na revolução, mas existe outro lado da historia. Como se deu a revolução? Quais eram as referencias que os colonos usavam para instruir o povo?  Segue abaixo algumas explicações referentes a este processo histórico.  Tendo por base o caráter iluminista, antiguidade clássica entre outros. Estas influências foram decisivas para o processo revolucionário.
De fato, existia todo um ideal para a certa revolução, a metrópole (Inglaterra) fazia com que impostos e taxas como outras características aumentassem de forma evolutiva a cada acontecimento, com isso o estopim estava prestes a explodir.
Para que a revolução expandisse, existiam os panfletos que eram criados e entregues a maior parte dos cidadãos, buscando expansão das ideias revolucionaria. Referente a influências, temos o Direito Consuetudinário, que também teve sua parcela de influencia na geração da revolução, mas também não foi só ela que causou a revolução, ela não foi determinante, nos seus panfletos foram um tanto vagas, relacionadas ao direito. Temos também a Antiguidade Clássica, muitos usavam vários filósofos da Antiguidade Clássica, existiam muitos panfletos que usavam certas citações e até acreditavam que os filósofos tinham ideias iguais à liberdade, mas muitas vezes depois de estudar mais sobre eles, viam que tudo que eles pensavam era totalmente oposto à ideia de liberdade, tendo, por exemplo: “John Adams, que em 1774 havia citado Platão como defensor da igualdade e do autogoverno, mas ficou tão chocado quando finalmente estudou o filosofo que concluiu que a Republica deve ter sido concebida como sátira”.
Outra corrente de escritores e textos da geração revolucionaria foi originado da teorias do puritanismo da nova Inglaterra e associadas a teoria da teologia. Pois o elaborado sistema de pensamento erigido pelos primeiros lideres da colonização havia sido canalizado  para o curso principal do pensamento político e social do século 18, por uma geração de pregadores esclarecidos, por quase todo espectro do protestantismo norte-americano.
Como era de costume, já existia a corrupção e os próprios cidadãos tinham a preocupação para que a Inglaterra não caísse nas graças dela, foi dada até uma nomenclatura a isto, chamada Robinarca.  “O Robinarca é nominalmente um ministro apenas criatura do príncipe, mas na realidade é um soberano, tão despótico e arbitrário soberano em toda parte, injustamente monopolizou todo o poder de uma nação em suas próprias mãos, ou seja, tinha um enorme poder nas mãos, o que prevaleceu muito foram as pensões que muitos familiares recebiam de forma simples e espontânea”
Como vimos, existiram muitos fatores e varias influencias até contraditórias na revolução americana, o que ocorrera em 1779. A união prevaleceu, com frutos até hoje, se é que podemos chamar liberdade de frutos. Podemos notar o quão importante e decisivo foram as ideias tanto da metrópole quanto da colônia, apesar das ideias contraditórias, muitos tinham em mente a independência da colônia, seguindo fundamentos constantemente usados em prol da liberdade.
 Em breve talvez poste mais sobre este assunto!

Um comentário:

  1. Olá Marcus,
    Bem vamos lá, respondendo as perguntas.
    Não faço faculdade, já comecei duas mas nunca terminei uma Letras e outra Gestão financeira (trabalho em um setor financeiro), mas confesso não gostei do curso...minha paixão sempre foi História...no meu tempo de colegial eu tirava integral sem estudar gostava mesmo da matéria.
    Mas fico feliz por vc isso mesmo estuda, corra atrás de seus sonhos.
    Não deixe nunca que os obstáculos seja maior que sua vontade de ser UM VITORIOSO.
    Abraços Juliana

    ResponderExcluir