segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Quais são os Fatores que Contribuíram para Insatisfação Popular e a Queda do Socialismo?

Max e Engels, início de um pensamento Socialista
=





Durante a Guerra Fria EUA e URSS competiam para mostrar ao mundo qual sistema era o mais forte, a corrida armamentista e espacial são um bom exemplo. Para estar a frente de seu inimigo ambos os países gastavam muito dinheiro (PONTO CHAVE). A economia americana sofreu por causa dos altos gastos, mas a da URSS sofreu muito mais. 
No capitalismo as pessoas ganham seu próprio dinheiro e sobrevivem com ele, mas no socialismo o Estado deve fornecer comida, roupas, saúde, educação e moradia (BÁSICO); acontece que com os ENORMES gastos com a Guerra Fria a URSS gastava demais e faltava dinheiro para fornecer o Básico para a população, então a população começou a ser deixada de lado. Isso gerou a insatisfação da população, após algum tempo a situação ficou insustentável para a URSS, que acabou tendo fim.
Com o fim da URRS muitos outros países que tbm eram socialistas se tornaram capitalistas, pois tinham medo de ficar isolados. Temos a exeção de Cuba, que ainda tenta manter o Regime, mas que aos poucos aderem ao sistema capitalista.

Um comentário: